quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Os guardiões do tempo

     
ficção cientifica, ficção espacial, literatura brasileira, literatura infanto-juvenil, viagem no tempo, os guardiões do tempo

     A maioria dos livros que temos infanto-juvenis de aventura atuais são originários da onda de Harry Potter, sendo livros estrangeiro cujo protagonista e' um pré-adolescente que descobre ter poder magico no sangue e luta contra monstros mitológicos ao redor do globo.
     Fugindo dessa formula, temos uma ficção cientifica brasileira que coloca seus personagens adolescentes viajando para o futuro para salvar o império galactico: Os guardiões do tempo! Se você curte a mistura de viagens espaciais com viagens pelo tempo como em Star Trek ou na triologia do Guia do Mochileiro das Galaxias, aqui temos um prato cheio!
     Lançado em 2009 pela Giz Editorial (uma empresa que publica vários autores nacionais) , de autoria de Nelson Magrine (engenheiro mecânico , estudioso e pesquisador com enfase em Cosmologia e Mecânica Quântica!), os protagonistas são o trio Rogério, Duda e Cica, levados ao futuro pelo fato de Duda ser a pessoa com o DNA mais próximo de um grande cientista desaparecido cuja invenção ajudaria a salvar o império.
     Cada capitulo apresenta uma planeta diferente, ao mesmo tempo que conta como ocorreu a evolução tecnológica e cultural da Terra ate se tornar a capital do império milênios depois, com pequenas reflexões sobre meio ambiente, linguagem, tecnologia e crescimento ( inicialmente pensei “todo futuro empresario deveria ler isso”, ate' que vi que o autor já tinha escrito livros de administração e percebi que ele sabia ainda mais do que esta falando).
     Um dos capítulos mais interessantes envolve o planeta Saber, criado pelo império para ser uma faculdade do tamanho de um planeta para atender a galaxia inteira! Varias pequenas reflexões são geradas sobre a educação neste capitulo e e' muito divertido, cheio das traquinagens aprontadas pelo trio para investigar esse mundo atras do cientista.
      O ultimo capitulo, que realmente atinge o clímax, gera um ótima reviravolta e amarra todas as pontas e mistérios do livro, com uma ótima discussão sobre viagem no tempo
     Só para completar, uma das frases do livro que mais me marcou e que não estraga muita coisa da trama e' quando e' dito que o império cresceu tanto sem olhar para o próprio mundo natal que este começou entrar numa catástrofe ecológica brutal, de forma que os outros povos duvidam cada vez mais da liderança do império, pois como a Terra e' capaz de administrar milhares de outros povos se não e' capaz de cuidar de si mesma?Esse e' o grande motivo pelo qual capacidade de liderança do império terrestre e' questionada severamente pelos outros povos da galaxia e cuja misteriosa solução esta nas mãos dos três jovens vindos do passado.