terça-feira, 5 de novembro de 2013

Oz

Acompanhando a onda de filmes de contos de fada que temos atualmente, a obra “Oz, Magico e poderoso”, de Sam Raimi (ele ainda vai ser visto como o grande criador de triologias! Darkman , Evil Dead, Homem-Aranha, raríssimos diretores conseguem fazer filmes que marcam a cultura em tantos gêneros, ainda mais trilogia!) fez retornar o interesse pela obra de  L. Frank Baum no mundo inteiro. Mais conhecida pelo clássico musical de 1939 , e' uma historia que encanta todas as geração, resultando em diversas adaptação, desenhos animados, quadrinhos, etc.
bruxo, Doroth, espantalho, fantasia, leão covarde, homem de lata, magico, magos, Oz, E quais são as características próprias do livro? O clássico musical não e' apenas uma transliteração do livro para telas. Muitos elementos foram criados para o cinema, como os sapatos de rubi de Dorothy ou fato dos personagens que ela conhece na terra encantada de Oz serem iguais aos parentes e amigas dela no Kansas.
No livro vemos descrito cada um dos 5 reinos que compõem Oz, as 4 bruxas que comanda os 4 reinos periféricos e e' muito mais detalhado o grande magico que comanda a cidade de esmeraldas, OZ( que e' muito mais pilantra e semelhante ao do Filme de Sam Raimi) , alem da origem aprofundada dos grandes companheiros de Dorothy(espantalho, homem-de-lata e o leão).
Unidos em sua busca pelos poderes do magico para realizarem seus desejos, mais do que o magico em si, sua própria jornada mostra como eles mesmos poderiam realizar seus desejos por conta própria, em descobrir que os recursos para isso já tinham dentro de si, mas o trabalho repetitivo que faziam diariamente impedia eles de vê-los. Como a coragem que o leao busca, acostumado a assustar seres menores covardes, descobre a verdadeira coragem quando persiste em percorrer os 5 reinos para ajudar seus novos amigos e desafiar as criaturas magicas que querem destruí-los. Ou o espantalho ,que deseja a inteligencia, mas todo dia apenas espanta corvos, Apenas quando arranja diversos enigmas para resolver e estrategias de luta para desenvolver contra os monstros descritos acima e' que sua inteligencia desperta.

 Mais do que o magico mostrar que já tinham o que queriam, que eles obtiveram por si só' seus poderes, o papel de OZ e' na verdade mostrar para Dorothy as profundezas da natureza humana que busca em outros guias milagrosos, quando a jornada pela aventura e' capaz de ser uma riqueza tao grande quanto o próprio tesouro final. Talvez por isso a própria estrada aparente ser feita de ouro (o tijolos amarelos).