sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O Caminho Jedi



espaço, fantasia científica, ficção cientifica, Ficção Espacial, Guerra nas estrelas, Jedi, Star Wars,         Sabe em qual planeta e como surgiu a ordem Jedi? Ou como foi que simples cavaleiros rebeldes misturaram seu conhecimento com magia negra para criar a maligna ordem do Sith ? Que existem outros tipos de usuários luminosos e sombrios da força pelo universo sem qualquer ligação com o jedis? Ou mesmo raças inteiras imunes aos poderes da força, como uma raça de gigantes de pedra com consciência coletiva?
Se você curtiu qualquer filme ou seriado de Guerra nas Estrelas esse livro é pra você! Criado como a réplica de uma manual jedi da Antiga república passado de professor para aluno, recém-descoberto por Luke Skywalker em suas tentativas de criar uma nova ordem de cavaleiro Jedi, o livro é fascinannte!
         Temos anotações dos antigos donos, incluindo Yoda, Anakin ,Palpatine e próprio Luke! As anotações funcionam como frase filosóficas, piadas e mini-histórias, com as de Luke contando o que ocorreu após o filme "Episódio VI- o Retorno de Jedi",  lutando contra usuários do lado negro como o fantasma de um lord Sith e as dificuldade de criar sua ordem de cavaleiros, já que todos desconfiam do Jedi!
Funcionando inicialmente como um guia de armas, técnicas de lutas, personagens e outros elementos de Stars Wars numa primeira visão, cujo acabamento do livro já valeria a pena, os momentos em que ele relata a história da ordem  da criação da república e das guerras com o lado negro enriquecem o livro.  
          Além disso, com os comentários dos personagens fictícios que leram o livro daria pra forma outra obra de tanta informação, aventura e diversão que tem!
          Mesmo a estrutura técnica do livro acaba passando uma história por si só aos mostrar cada um dos passos da evolução de guerreiro da luz, desde a criança que acabou de entrar no templo até seu apogeu como mestre da ordem.
O interessante é que podemos filosofar um pouco sobre a queda dos jedi: Se eram tão numerosos, poderosos e organizados, por que caíram? Seria o excesso de auto-confiança e orgulho que mostram em alguns trechos do livro? Ou outros trechos que mostram uma atitude meio tirânica com os não jedi, por se considerarem os "escolhidos pela força", chegando a arrancarem crianças com o poder da força de seus familiares para serem criados pela ordem ?Seria por subestimarem as forças do lado negro? Seria por enfocarem tanto a defesa e o auto-controle que não haveria qualquer espaço para extravasar a emoções, a chave do poder do Sith?
         Erga seu sabre de luz e lute contra monstros alienígenas e mercenários espaciais nessa grande obra!