sábado, 3 de maio de 2014

Pretty Guardian Sailor Moon Volume 1

      “Não sei porque não posso ser sincera
mas nos meus sonhos eu me confesso”

      Quem assistia na Rede Manchete ou no Cartoon Network deve lembrar do começo dessa musiquinha de abertura do desenho animado. Finalmente, com a autora da serie liberando apenas nos últimos anos o lançamento do manga fora do Japão, a editora JBC nos traz Sailormoon!
Sailor moon, Prety Guardian, Naoko Takeuchi, JBC

       Mas antes vamos conhecer um pouco as origens. Anterior ao nascimento do manga, fez sucesso o primeiro grande seriado estrelado por uma super-heroina onde a mesma era escolhida por Deus (!) para lutar contra o Diabo do Inferno (!!) recebendo, para isso, equipamentos magicosque permitiam ela se transformar, lutar contra os bandidos e se disfarçar, recebendo ate uma assistente mirim com os mesmos poderes (!!!). Seu nome? Estrela Fascinante Patrine! O seriado foi criado por Shotaro Ishimori, o mesmo autor de Kamen Rider, Byocrossers ( o seriado que tem o monstro ladrão de umbigos que tanto falam na web) e dos primeiros super-sentais ( os seriados que originariam Power Rangers)
      Pouco tempo depois a mangaka Naoko Takeuchi lancaria um manga cuja heroína teria um visual semelhante ao da Patrine, mas desta vez auxiliada por um gatinho magico no combate ao crime da cidade onde morava. Assim nasce o manga Sailor Vênus, antes de Sailormoon! Com o sucesso do manga logo e' lancada outra serie em paralelo, desta vez Sailormoon! Interessante como um spin-off conseguir ser ainda mais interessante que o original, como aconteceu no ocidente com o seriado Xena , princesa guerreira, que era um spin-off do seriado Hércules mas que ficou 10 vezes mais famosa que seu precursor.
        Agora, vamos finalmente ao manga!Aqui temos a garota sonhadora e preguiçosa Usagi que salva uma gatinha, recebendo dela os poderes de Sailormoon para lutar contra os monstros que surgem na cidade. Em cada capitulo temos uma guerreira nova sendo “despertada” pela gatinha Luna, sempre misteriosa e se recusando a dar mais detalhes sobre os poderes das guerreiras ou sobre os adversários.
         Ao mesmo tempo os inimigos alternam entre roubar a energia vital das pessoas que chama de “energie” e tentar descobrir onde esta uma joia chamada cristal de prata, perseguida igualmente pelo misterioso ladrão “Taxedo Mask”.
         Uma coisa interessante que, apesar do predomínio mistico com ideia de pedras magicas, energia vital e poderes vindos nos planetas, temos um toque bem interessante de ficção cientifica, com muitas cenas girando ao redor de uma loja fliperamas e com a afinidade da Sailormercury por tecnologia ( ao mesmo tempo que vejo como o Japão sempre foi avançado já que o manga foi feito nos anos 80 e mostra computadores com CD no Japão)
         Quem gostou da serie vai adorar, que quer saber da serie precursora do gêneros “garotas magicas” vai curtir, quem gosta do desenho “3 espias demais” também. O bom que a serie tem 12 volumes e os acontecimentos ocorrem rapidamente, então temos um ano cheio de aventura pela frente!


Foto:http://mangasjbc.uol.com.br/sailor-moon-01/