domingo, 24 de agosto de 2014

Fios de Prata- Reconstruindo Sandman


    O reino dos sonhos é um dos lugares mais incríveis e enigmáticos para se visitar numa aventura. Afinal, em um lugar onde as fantasias e medos de todos os seres humanos se materializa as possibilidades são infinitas. Neste reino se passa a grande aventura : "Fios de Prata - Reconstruindo Sandman", de Raphael Draccon.
Sandman, Fios de Prata, Rapahel Draccon, editora Leya, Lost Canvas, Pedra dos sonhos, a origem, sonhos, pesadelos, Allejo
            E quem mais pra protagonizar um livro sobre a imaginação humana que o jogador de futebol Allejo?
            No livro, quatro entidades lutam pelo domínio do mundo dos sonhos. Madelein, anjo da inspiração. Morpheus, regente atual do mundo dos sonhos. Phantasos, deus da Fantasia, mestre das terras encantadas de duendes e fadas. Phobetor, Mestre da terra dos Pesadelos. Allejo, o maior esportista da planeta, é envolvido nessa guerra devido ao seu poder de inspirar milhões, algo fundamental numa realidade criada pela mente humana. Agora, o herói entrará numa batalha onde a vitória de cada pesadelo inspira os atos mais nefastos dos seres humanos e aonde um belo sonho pode curar uma alma.
            A primeira vez que lidei com uma história envolvendo sonhos foi quando tinha uns 8 anos de idade, quando estreou "A Pedra dos Sonhos" na TV cultura. Primeiramente um longa-metragem e depois um seriado, mostrava um mago cuja pedra encantada irradiava sonhos bons para o mundo. Mas, do outro lado do planeta , na Montanha da Maldade ( quer nome mais clássico?),  Zodrak controla um exército de pesadelos e de trols que desejam governam o mundo e a mente  das pessoas. O desenho era tão bom que a música tema era tocada pela orquestra filarmônica de Londres!
            Já os deuses dos sonhos tinha visto juntos todos pela primeira vez durante uma sagas de Saint Saiya-Lost Canvas, como deuses menores enviados por Hipnos para destruir os Cavaleiros de Athena mais poderosos!
            Mais tarde, em todo seriado, especialmente os de aventura, tinha pelo menos um episódio que se passava no mundo dos sonhos. Até a mais recente temporada de Powers Rangers( Megaforce ) que veio pro Brasil tem um episódio de um monstro que se alimenta de sonhos! Dos tokusatsus, um que me recordo bem por ter sido uma das primeiras fitas VHS alugadas por mim (tô ficando velho) é de um episódio do Policial de Aço Giban onde um cientista comercializa um aparelho no qual a pessoa pode programar os sonhos que deseja ter.
          No cinema, o Terror nos brindou com a franquia "A hora do Pesadelo", onde um fantasma de um assassino invade o sonho dos filhos de seus executores. Já a Ficção Científica nos deu"A Origem", onde espiões empresariais invadem os sonhos das pessoas para roubar segredos corporativos, discutindo a origem de nossas inspirações.
           No mundo dos games, Allejo era o nome do personagem de uma franquia de jogos de futebol que sempre era baseado no principal futebolista famoso no período do lançamento de jogo. Assim, Allejo transformou-se numa incorporação virtual do jogador dos sonhos da seleção brasileira.  
           Sandman é uma lenda americana que conhecemos como João Soneca, o duende que jogo areia do sono nos olhos das pessoas pra fazer elas dormirem. Sua forma mais clássica é visível no filme "A Origem dos Guardiões", onde alia-se ao Papai Noel, ao Coelho da Páscoa e à Fada do Dente para salvarem o mundo ( nunca imaginei que escreveria uma frase dessas...) O mundo dos quadrinhos teve um primeiro Sandmam, um super-herói da época da Segunda Guerra que usava gás do sono para atordoar seus adversários. Mas uma revolução estava por vir.
           Inspirado pelas histórias de Alan Moore, o artista Neil Gaiman  entra no mundo dos quadrinhos, criando seu próprio Sandman como uma encarnação atual do antigo deus Morpheus,. Na mitologia grega era o filho do deus do sono (Hipnos), tendo o poder de mudar livre mente de forma ( de onde vem o termo metamorfose) para enviar mensagens nos sonhos das pessoas ( por isso o guia de Neo no filme Matrix se chama Morpheus). Nos quadrinhos de Neil Gaimen, que escreve como se fosse uma mescla de fábula com heróis sombrios, Morpheus é um dos irmão imortais que controlam o universo, precisando assim recuperar seu poder roubado sobre o mundo dos sonhos.
                   Desta forma, o Sandman do título é tanto um nome do deus Morpheus quanto uma homenagem ao Neil Gaiman. Ao longo da história realidade e ficção se mesclam com notícias reais se no texto, hora para mostrar os triunfos das trevas, outros da luz, por vezes homenageando vários grandes autores da literatura mundial.
                   Quais os seus sonhos? Como eles e os de teus companheiros te influenciam? Qual o poder da imaginação humana sobre realidade? Bem vindos a guerra pelo domínio do Sonhar.
Para quem quer ver outras obras do Raphael Draccon também aconselho Cemitério de dragões .

Foto: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=30178423&nm_origem=rec_404_geral&nm_ranking_rec=1