terça-feira, 19 de agosto de 2014

Magic Girls e Sailor Moon 5

Quando penso em um reino de cristal a primeira coisa que me vem a mente e’ a fortaleza da solidão do primeiro filme do Superman. Talvez por isso eu vibrei tanto quando li o Volume 5 de Pretty Guardian Sailor Moon, onde 2 impérios de cristal cujo poder provem de tecnologias psíquicas, a cidade de Tóquio Cristal e o Palácio do Planeta Nêmesis, lutam entre si pelo domínio do sistema solar, o clímax e final da segunda saga da Sailor Moon!
Chibiusa, cristais, cristal de prata, histórias em quadrinhos, JBC, Vênus, lua, Luna, mangá, mitologia, Pretty Guardian, Rei Endymion, Romance, Sailor moon, Sailormoon, Serena, Tóquio Cristal, Usagi, Volume 5,

Sailor moon foi o definidor do gênero Magic Girl . Entre os outros clássicos temos Guerreiras Magicas de Rayearth (Fantasia medieval! Armaduras Magicas!! Robos Gigantes!!!) e Madoka Magica ( o verdadeiro Wachtmen do gênero, desconstruindo-o e mostrando a luta pessoal de todos contra as trevas do próprio coração). Mas o que fascina tanto nesse gênero ?
Como base usarei a relação do trio Usagi-Endymion-Chibiusa, pois esse trio e’ o núcleo da saga assim como da maturação dos personagens. Usagi e’ uma menina alegre e brincalhona, porem extremamente chorona, irresponsável e ate meio mimada, com a gata Luna agindo como um verdadeiro Grilo Falante para desenvolver o seu senso de dever tanto com as amigas quanto com o mundo, o que resulta na evolucao de seu poder como Sailormoon. Endymion e’ o príncipe encantado, mas não e’ perfeito, por vezes herói, por vezes vilão, ele também esta crescendo e aprendendo seu verdeiro papel. Por fim, Chibiusa, herdeira de Tóquio Cristal, e’ exatamente como Usagi no inicio da saga mas muito mais mimada! Então, quando Usagi lida com Chibiusa e' como se ela estivesse lidando com seu próprio lado infantil, que não pode ser nem exagerado nem ignorado, mas transformado.
Como saber em quem confiar? Quem e’ aliado e quem e’ inimigo? Quando saber quando alguém te machuca não por mal, mas por ignorância? Como saber quando alguém te ajuda por amor e não por interesse? Essas são questões normais da adolescência e que surgem nas heroínas (e heróis ) da historia, todos inicialmente solitários, muitas vezes manipulados e que vão aprendendo palatinalmente como observar o verdadeiro coração das pessoas e, a seguir, o próprio coração.
Todas essas questões são mergulhados no reino da imaginação humana, onde os desejos e sentimentos tornam-se as armas para lutar pelo bem ou pelo mal, sintetizando, assim, o fantástico gênero das Magic Girl.
No ocidente temos algumas produções que se aproximam do gênero, como H2O -Meninas sereias (seriado australiano adolescente sobre 3 heroínas com poderes elementais da água), 3 espias demais, W.I.T.C.H ( sobre um grupo de feiticeiras adolescentes que luta contra o mal)e o Clube da Winx (sobre um grupo de fadas que luta contra o mal). mais recentemente as novas aventuras da Tinker Bell e mesmo Monster High tem tracos desse gênero, misturando poderes mágicos com o desenvolvimento da personalidade feminina.

Se tiver outras sugestões de obras orientais e ocidentais boas que abordem o tema compartilhe conosco!

Foto:http://mangasjbc.uol.com.br/sailor-moon-05/