quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Arnold Schwarzenegger - A inacreditável história da minha vida


         Prendendo-nos na cadeira  com as perseguições de Exterminador do Futuro, fazendo-nos gargalhar com Um tira no Jardim de Infância ou lançando-nos numa era lendária através de Conan, Arnold   Schwarzenegger marcou profundamente nossa cultura com o arquétipo do herói fortão debochado e com um dos sorrisos mais marcantes do cinema.

arnold schwarzenegger, biografia, Conan, Peter Petre, Exterminador do futuro, um tira no jardim de infância, A inacreditável história da minha vida, Califórnia, fisioculturismo, sextante,

       Escrita junto com Peter Petre e lançada no Brasil pela editora Sextante, sua biografia mostra desde sua infância numa Áustria destruída pela guerra até o renascimento cinematográfico pós-carreira política.

        Primeiramente temos uma descrição detalhada de um país devastado que perdeu a guerra, onda a carreira militar era obrigatória e os E.UA. eram mostrados como o lugar mais civilizado do planeta. Fascinado com os filmes de Hollywood (exibidos juntos com propaganda americana), Arnold busca um meio da alcançar fama mundial, encontrando o caminho do fisioculturismo quando descobre que o campeão austríaco desse esporte treina perto de sua cidade! Assim começa seu treinamento físico diretamente com o campeão, tendo que lidar com os estudos e o auxílio de sua família e a rígida educação dada pelo pai militar.

            Sua carreira de ator está diretamente ligada ao fisioculturismo, já que era moda os grandes esportistas serem chamados para estrelarem filmes. Além disso, buscando divulgar a modalidade que foi ( e ainda é ) vista com muito preconceito e pouco conhecida fora do mundo da malhação, o uso do cinema seria perfeito para fazer essa ferramento tão apreciada por Arnold para moldar o próprio corpo ganhar destaque, tanto que sua primeira grande estréia é no documentário "O homem de músculos de Aço",  filme que inclusive está no acervo do Netflix!

            Nesse contexto, Arnold vai contando seus acetos erros, desde detalhes da produção de seus principais filmes ( como quando quase recusou o papel de Exterminador ou as dificuldades para entrar no mundo da comédia), alternando com o mundo das academias ( onde seus dotes de administração floresceram) e até investidas exóticas que deram certo ( como o investimento no mercado imobiliário que resultou no seu primeiro milhão).

          Nos últimos capítulos do livro temos sua vida política, iniciada já dentro dos mundo cinematográfico ( que permitiu contanto com famosos das mais diversas áreas),  o quanto seu casamento estava envolvido nisso e seu governo na Califórnia. O interessante dessa área é ver todas as propostas do Arnold e as dificuldades para implementá-las ( um verdadeiro manual do que se deve e do que não se deve fazer em negociações). Além disso, vemos os detalhes do sistema político norte americano, algo do qual mal fazemos ideia.

          Para quem curte cinema, política, esportes ou simplesmente simpatize com o astro recomendo! E pra que quer ver uma homenagem legal a cultura dos filmes de ação aconselho um filme pouco conhecido do Schwarzenegger em que um garoto acha um bilhete mágico que permite entrar dentro dos filmes, "O último grande herói"!

Foto: http://www.esextante.com.br/