sábado, 14 de março de 2015

Trono de fogo

       E estamos de volta com o segundo livro da trilogia dos Kane! Uma das raras sagas de aventura que usa a mitologia egípcia!
       No primeiro livro os irmão Sadie e Carter tiveram que salvar o mundo do deus do deserto Set, em meio a uma guerra entre magos deuses. Meses depois do ocorrido, a ideia de escola de magia é levada a um novo nível. Para competir com os magos egípcios ( que protegem a Terra mas abominam os poderes naturais de antigas linhagens, uma das quais os Kanes fazem parte), os irmãos, aliados com seu tio Amós, criam seu próprio colégio de magia para aqueles que tem as mesmas habilidades inatas que ele. E aqui temos os grandes questionamentos do heróis: o que estou apto a ensinar? Como tratar cada aluno com suas fraqueza e aptidões distintas? Como equilibrar a compaixão e o rigor nos aprendizes? De onde tirar o conhecimento quando você mesmo é uma das autoridades no assunto?
Amós, Carter. Sadie, egito, kane. irmãos, mitologia, Percy Jackson, Pirâmide vermelha, Rick Riordan, sonhos, trilogia,
     No entanto, para enfrentar  o senhor do Caos Apófis, um poder muito mais antigo e cruel que Set, os jovens precisam se organizar e acordar o criador de todos os deuses e arqui-inimigo de Apófis, o senhor do Sol Rá! E isso inclui uma jornada pelos 12 setores que compõem o mundo espiritual egípcio, cada um representando uma hora da noite ( momento fã de Cavaleiros do Zodíaco: eles sobem a 12 casas!!!!!!!)
     E talvez aqui tenhamos a resolução de um grande mistério. Na série de Percy Jackson todas as criaturas mitológicas são criada e nutridas pela imaginação humana, com os deuses sendo aquelas que em maior ou menor grau aprenderam a controlar e direcionar esse poder, como é comentado aos longos dos livros, especialmente aqui. E de onde viria o poder dos seres da mitologia egípcia, já que a trilogia dos Kane se passa no mesmo mundo a ponto de ter menções discretas aos heróis do Olimpo e haverem 2 cross-overs oficiais na forma de e-book? Quando vemos a divisão noturna do mundo mágico egípcio e o fato dos irmão conseguirem visita-lo através de sonhos a resposta surge: é o mundo dos sonhos! Se essa for a resposta definitiva então a batalha entre a Ordem e o Caos retratada no livro sempre foi uma batalha entre os sonhos e os pesadelos! E o poder dos magos viria do mundo os sonhos! Assim, talvez a mais bela mensagem do livro de que o verdadeiro poder é a habilidade de materializar os nossos sonhos.

Se você quer mais aventuras no mundo dos sonhos e imaginação, recomendo:
 Fios de Prata
Sailor Moon Volumes 8, 9 e 10 
Coração de Tinta


 Foto: http://www.livrariacultura.com.br/p/o-trono-de-fogo-22871836