terça-feira, 26 de maio de 2015

Séries literárias

Olá!
   Alguns livros não são feitos isolados, mas criados parte de uma série, como as famosas séries Vagalume  (só de autores brasileiros de aventura infanto-juvenil) e Goosebumps ( livros infato-juvenis de terror).
   Aqui listarei outras séries menos conhecidos mas bem interessantes e que marcaram minha infância


Salve-se quem Puder: Uma das minha prediletas! Contando uma aventura, cada capítulo era uma página dupla que tinha um enigma a ser resolvido pelo protagonista ( e pelo leitor) antes de virar a página. Cada volume com histórias independentes, chegou a ter uma subcoleção chamada Agente Esse Creto, focado em uma sátira de espionagem contando as histórias do personagem título.


Tv Colosso: No formato infantil clássico de um parágrafo junto com uma imagem colorida por página, vinha com um disquete com um jogo de computador de perguntas e respostas sobre os países! Cada disquete vinha com perguntas sobre um grupo de países diferentes. Além disse, estamos falando dos personagens mais fofos já feitos pela Blogo: um grupo de cachorrros apresentadores de programa de televisão!  Curiosidade: após o término do programa de TV deles, anos depois teríamos um crossover dos personagens com a apresentadora infantil Angélica no seriado infantil Bambulua.


Time Runners- Os viajante do Tempo: Título em 9 volumes lançado pela Abril Jovem,  o protagonista é um adolescente que precisa salvar a namorada ( e o mundo) de robôs vindos do futuro! Cada volume é escrito por um autor brasileiro diferente em uma época histórica diferente. Além disso, vinha um disquete com um jogo de aventura inspirado no respectivo volume! O que me faz pensar: seriam os games baseados nos livros ou os livros criado com base nesses jogos?


7 Faces: Série de coletâneas de 7 contos em cada livro, cada um relativo a um tema. Superstições, heróis, terror, ficção científica, cada livro tinha uma temática específica e cada conto era de um subgênero da temática. Até hoje tenho meu querido exemplar de 7 Faces da Ficção Espacial, que inclusive mencionei neste post.

Se já leu alguma dessas coleções ou tem outras que te marcaram compartilhem conosco!