sábado, 4 de julho de 2015

O homem que rabiscava


              Uma coisa que poucos sabem é que muitas histórias da Disney publicadas no nosso país não são norte-americanas, mas produzidas por vários estúdios ao redor do mundo, com destaque para a Itália e o Brasil. Inclusive tivemos nos últimos anos a ausência de quadrinhos da turma de Patópolis nos EUA, retomando apenas recentemente.




            Aqui falarei da biografia de Ivan Saidenberg, o escritor brasileiro que responsáveis por muitas histórias da Disney no Brasil. Escrita por sua filha Lucila Simões Saidenberg e lançada pela editora Marsupial, a bio grafia faz parte da série Recordatória, cujo objetivo é o regate da memória dos autores brasileiros de quadrinhos.
              Ivan foi um dos principais escritores do Peninha e do Zé Carioca, criando personagens como Morcego Vermelho, Pena Kid, Pena das Selvas, Morcego Verde, entre outros.
Capa Livro Marsupial              A biografia vai desde como seus avós se conheceram até seus últimos dias afastados do Brasil. O livro mostra como cada pequeno detalhes como seus animai de estimação, as brincadeiras com seus filhos, acidentes e surpresas se transformavam em fonte de suas histórias. Além disso e igualmente importante vemos algo extremamente raro: o funcionamento da Disney brasileira nos anos 60 e 70, com os detalhes da interação entre desenhistas, roteiristas, editores e outros profissionais. Exitem obras que retratam detalhes alguns grandes estúdios de quadrinhos americanos e japoneses, assim como seus respectivos mercados, mas a maioria das obras sobre a produção nacional se dedicam mais a pequenos estúdios e grandes importadores.
           Assim, temos uma obra que fazia muita falta para compreensão do mundo dos quadrinhos, assim como um ótimo estimulo para quem quer desbravar os caminhos da arte-sequencial.


Para quem quiser conhecer mais algumas obras de Ivan  Saidenberg aqui vai o site da autora da biografia em que analisa algumas histórias selecionadas: https://historiascomentadas.wordpress.com/