sexta-feira, 7 de agosto de 2015

JurassicPark


                Dinossauros estão entre os elementos mais interessantes da biologia na cultura pop, semelhante as naves espaciais na física ou a hipnose na psicologia.
                 Finalmente o livro veio em português para o Brasil através da editora Aleph! Escrito por Michael Crichton ( autor de clássicos como a série Plantão  Médico e o filme Congo, outro livro seu adaptado para o cinema), ele nos leva para o mundo de maravilhas e terrores gerados pela tentativa de criar um parque de dinossauros.
             A obra torna-se uma compêndio com todos os problemas técnicos e administrativos que qualquer grande produção enfrenta ( alguém já assistiu o seriado do Discovery "Mega-Construções"?) amplificados pelo desejo de resultado imediato.
Jurassic Park            Plantas não são meros itens de decoração, mas organismos vivos que modificam seu ambiente quimicamente. Fragmentar demais seu projeto de forma que os participantes deste tenham o mínimo de informação sobre o que os demais estão fazendo vai causar incompatibilidade entre os módulos que cada membro produzir.  E minimizar a quantia de testes antes de lançar um produto é minimizar a capacidade de prever seus efeitos colaterais. Com esses e milhares de outros elementos que aparecem no livro daria para criar um manual de administração apenas com trechos comentados de JurassilcParque!
         Quando mergulhamos na história em si um clima que mistura aventura, suspense e alta ficção científica preenche o leitor. Se você viu o filme original identificará todos os personagens ( a paleobotânica, o arqueólogo, o caçador,  o cientista, etc), mas aqui temos a história detalhada de como cada um desses profissionais, os melhores do mundo na sua área, chegaram ao seu ápice profissional para serem escolhidos para lidar com as criaturas assim como suas aventuras pessoais para sobreviver quando o parque entra em curto.
           Bioinformática, ecologia, medicina, arqueologia, biologia, entre muitas outras áreas da ciência tem várias curiosidades descritas para se tornarem recursos ou ameaças ao longo do livro.
          Assim, recomendo fortemente a leitura dessa obra que , há mais de 20 anos, marca toda produção de aventura e terror sobre dinossauros.  Inclusive pelo capricho visual da edição brasileira, com bordas vermelhas nas páginas, páginas de divisão de capítulos em preto e a radiografia de um T-Rex na capa!