quarta-feira, 25 de maio de 2016

6 meses de Social Comics

Olá, gente! Comemorando o dia do orgulho nerd, hoje compartilharei minha experiência pessoal com o principal aplicativo brasileiro de assinatura de quadrinhos digitais. Seria realmente válido gastar 20 reais por mês numa biblioteca virtual toda legalizada de quadrinhos? Como esse é  o preço básico próximo ao de encadernados capa mole de comics ou de 2 tokohons aqui no Brasil, teria que ter pelo menos mais do que isso para ler mensalmente a fim  de valer a pena.

            No final de novembro comecei usando os 15 dias grátis para ver se realmente teria algo interessante. Logo de cara me vejo num mar de produções independentes nacionais (especialmente mangás) indo do muito bom ao esquecível.  
           A seguir fui atrás do que tinha sido anunciado pela própria empresa que eram o quadrinhos da chamada “era  de outro do quadrinhos”, basicamente histórias de aventura e super-heróis dos anos 40 que concorriam contra a National (DC Comics) naquele período. Apesar da minha decepção de quase tudo estar em inglês e ser em domínio público (logo, já está disponibilizado oficialmente na web), achei o projeto interno deles de tradução, começando com uma edição chamada “Daredevil VS Hitler” onde temos múltiplos super-heróis contra o nazismo ( a primeira coisa que li) e que agora temos mais volumes traduzidos.
        O que me fez ficar mesmo foi ter a maioria das Graphic Novels da editora Nemo disponíveis tanto nacional quanto traduzido de outros países, incluindo clássicos do humor   como Garfield e Snoopy. Assim fui lendo cerca de um 1 encadernado por semana alternado com os gibis nacionais que descrevi acima.
     Após algum tempo descobri que as atualizações mensais são realmente impactantes. De um lado temos empresas de peso colocando seus quadrinhos em massa no aplicativo do outro a facilidade dos autores independentes publicarem seu material. Além disso todas as edições antigas assim com as mais recentes da revista Mundo dos Super-Heróis está lá e desde de o final do ano passado a parceria oficial com o grupo Omelete (sim, o mesmo do site e da Comic Con brasileira) injetou uma grana assim como facilitou os processos de parceria com grandes editoras.
    Claro que já tive o aplicativo bugando com algumas atualizações, resolvido reinstalando o aplicativo .  Descobri que dá pra colocar até 5 quadrinhos em modo off-line por vês para ler em qualquer canto, mais do que isso o sistema trava. Já peguei edições com problemas de digitalização dos quais reclamei assim que via. As respostas eram dadas em 24h horas e o problema corrigido e em média de 7 dias.

        Assim, tive primeiro o material nacional da Draco entrando em massa. Depois 12 edições  de histórias do Seninha e 12 dos Combo Rangers da JBC.
         Meu lado super-heróico se satisfez com o material da editora Valiant no início e agora tenho boas série nacionais como Ultrax e Guerreiros da Tempestade pra ler que entraram recentemente, além do impactante inglês Juíz Dredd.
         Na área de mangás agora há a parceria com a Devir dsponibilizando alta fantasia por meio de Holy Avender, Dragon Bride, e Brigada Ligeria Estelar (este ficção científica espacial ), entre outros.
     
       Existem títulos próprios agora do social Comics, o Diário de Um Super,  uma comédia de aventura que tira sarro de todos o universos de super-heróis em  quadrinhos. Outro recente é Edgar Alan Corvo, um quadrinho e mistério e Aventura com um traço que lembra os Mickey detetive, porém mais sombrio e malandro.
   Na espera estou do selo próprio Pagu Comics, também próprio do Social Comics, onde teremos uma linha de 4 revistas mensais de super-heroínas com inspiração em Legião dos Super Heróis e Xcalibur.
   
     Tem ainda mais material de editoras como Alto Astral, Corja Editorial, entre muitas outras, mas teria mais umas 10 páginas detalhando cada uma, sendo que já comentei algumas aqui.
     Assim,  eis um pouco do que já vivi desse sistema cuja fama já alcançou até a revista Pequenas Empresas& Grandes Negócios. Quem quiser compartilhar suas experiências com ele ou outros aplicativos de leitura compartilhe!